Manual do Aluno

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOLOGIA HUMANA

MANUAL DO ALUNO

 

QUESTÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS:

1) O máximo de faltas permitido é de 25% da carga horária total de cada disciplina; o aluno que ultrapassar esse percentual estará automaticamente reprovado;

2) Cada período de aula (manhã ou tarde) corresponde a 5 ha, portanto, o aluno que faltar num período receberá 5 faltas naquela disciplina;

3) As faltas são justificadas quando o motivo for doença (com apresentação de atestado médico), convocação oficial (com apresentação de cópia da mesma), ou falecimento de parente próximo (pais, avós, irmãos, cônjuge, etc.);

4) Todas as avaliações (provas e relatórios) têm valor de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) e peso 1, e estão agendadas e discriminadas no cronograma entregue no início do curso;

5) As provas começam às 8:00 e terminam às 9:40 h; o aluno que não estiver na sala no horário estipulado não poderá fazer a prova, devendo solicitar segunda oportunidade;

6) A média mínima para aprovação é de 7,0 (sete) em cada disciplina;

7) Quando o aluno faltar a uma avaliação, deverá requerer segunda oportunidade, mediante a apresentação de solicitação à coordenação do curso, anexando atestado quando for o caso;

8) A segunda oportunidade de cada prova poderá ser agendada dentro do período estipulado pela coordenação do curso;

9) Quando o aluno não alcançar média nas avaliações regulares, ou não comparecer à segunda oportunidade de prova, deverá realizar avaliação final, a ser aplicada na semana seguinte ao término das aulas, em dezembro;

10) Os relatórios de aula prática são entregues posteriormente à realização da aula, em data indicada no cronograma; os relatórios devem ser entregues exclusivamente para uma das coordenadoras (profas. Cecília e Montserrat) ou para a funcionária encarregada (D. Terezinha);

11) O orientador do trabalho de monografia deverá ser preferencialmente um dos docentes do curso. Caso o aluno necessite da orientação de outro profissional que não faça parte da lista de orientadores do curso este deverá encaminhar um solicitação para a coordenação comunicando os motivos que credenciam este profissional para atuar como orientador no seu trabalho de conclusão;

12) Ao escolher um orientador, o aluno deverá entregar para a coordenação o formulário de aceite de orientação devidamente preenchido e assinado pelo aluno e pelo orientador;

 

QUESTÕES FINANCEIRAS/ADMINISTRATIVAS:

1) A administração das finanças do curso é feita pela FADEC (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico) por meio de convênio; é responsabilidade dela a emissão e arquivamento de contratos e a emissão dos boletos bancários referentes às mensalidades. Em caso de dificuldade para pagar um boleto ou outras dúvidas sobre questões financeiras/contratuais, o aluno deverá entrar em contato com a FADEC (3011-4462 ou 3011-4415);

2) O atraso no pagamento das mensalidades implicará em inclusão do nome do aluno no SERASA e cobrança judicial caso a inadimplência não seja corrigida no decorrer do curso;

3) Em caso de desistência do curso, o aluno deverá informar oficialmente à coordenação por e-mail; também deverá procurar a DAA (diretoria de assuntos acadêmicos) para formalizar a desistência e a FADEC para proceder à rescisão do contrato; caso contrário, as mensalidades continuarão a ser cobradas e o controle de freqüência indicará reprovação do aluno por falta;

4) Ao receber o contrato, o aluno deve conferir cuidadosamente seus dados, especialmente o número do CPF, e os termos do contrato, e assinar as duas vias; uma delas será devolvida posteriormente com a assinatura do representante da FADEC;

5) A solicitação de matrícula junto à DAA será feita pela coordenação após a entrega do contrato devidamente assinado pelo aluno e de todos os documentos solicitados;

6) O curso não cobra nenhum tipo de taxa adicional para segunda oportunidade de prova, entrega de monografia, emissão de certificados, etc;

Para quaisquer outros esclarecimentos, a coordenação encontra-se sempre à disposição aos sábados no período da manhã, ou por telefone e e-mail: 3011-4698/ mmdpfurlan@uem.br (profa. Montserrat) e 3011-4699/cemcosta@uem.br (profa. Cecília).